Teste de fotos de profissões bbt-br: possibilidades técnicas e padrões avaliativos no brasil Reportar como inadecuado




Teste de fotos de profissões bbt-br: possibilidades técnicas e padrões avaliativos no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Erika Tiemi Kato Okino ;Avaliação Psicológica 2008, 7 1

Autor: Sonia Regina Pasian

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027183013


Introducción



Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil Pasian, Sonia Regina; Kato Okino, Erika Tiemi TESTE DE FOTOS DE PROFISSÕES (BBT-BR): POSSIBILIDADES TÉCNICAS E PADRÕES AVALIATIVOS NO BRASIL Avaliação Psicológica, vol.
7, núm.
1, abril, 2008, pp.
109-111 Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=335027183013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação Psicológica, 2008, 7(1), pp.
109-111 109 TESTE DE FOTOS DE PROFISSÕES (BBT-BR): POSSIBILIDADES TÉCNICAS E PADRÕES AVALIATIVOS NO BRASIL Sonia Regina Pasian - Universidade de São Paulo Erika Tiemi Kato Okino - Universidade de São Paulo O Berfusbilder Test - Teste de Fotos de Profissões (BBT) é um instrumento projetivo de avaliação psicológica criado em 1970, por Martin Achtnich, na Suíça.
Ele foi introduzido no Brasil por André Jacquemin, na década de 1980, após seu retorno de um estágio de pós-doutorado na Universidade de Louvain-la-Neuve (Bélgica).
O grande fator impulsionador das aplicações e das pesquisas com o BBT foram seus bons resultados clínicos, largamente abordados por Achtnich (1991) e pela equipe do Centro de Orientação Psicopedagógica da Universidade de Louvain, na década de 1980 (Pasian, Okino & Melo-Silva, 2007).
As ricas possibilidades informativas do BBT, apontadas pela experiência nos Serviços de Orientação Profissional da Europa, com certeza foram decisivas para sua introdução em outros centros de pesquisa e de aplicação clínica, como no Brasil. A proposta teórica do BBT está relacionada a uma concepção psicodinâmica de personalidade, onde tendê...





Documentos relacionados