Análise fatorial do inventário de depressão infantil cdi em amostra de jovens brasileiros Reportar como inadecuado




Análise fatorial do inventário de depressão infantil cdi em amostra de jovens brasileiros - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Débora Dalbosco Dell’Aglio ; Denise Ruschel Bandeira ;Avaliação Psicológica 2008, 7 1

Autor: Josiane Lieberknecht Wathier

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027183010


Introducción



Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil Lieberknecht Wathier, Josiane; Dalbosco Dell’Aglio, Débora; Ruschel Bandeira, Denise ANÁLISE FATORIAL DO INVENTÁRIO DE DEPRESSÃO INFANTIL (CDI) EM AMOSTRA DE JOVENS BRASILEIROS Avaliação Psicológica, vol.
7, núm.
1, abril, 2008, pp.
75-84 Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=335027183010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação Psicológica, 2008, 7(1), pp.
75-84 75 ANÁLISE FATORIAL DO INVENTÁRIO DE DEPRESSÃO INFANTIL (CDI) EM AMOSTRA DE JOVENS BRASILEIROS1 Josiane Lieberknecht Wathier2 - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul Débora Dalbosco Dell’Aglio - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul Denise Ruschel Bandeira - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul RESUMO Este estudo explora a estrutura fatorial de uma adaptação para a língua portuguesa do Inventário de Depressão Infantil (CDI).
A amostra foi composta por 951 crianças e adolescentes (56,8% meninas), entre sete e 17 anos.
A partir de uma análise fatorial exploratória do CDI, composto por 27 itens, com o método dos Componentes Principais e rotação Varimax, encontrou-se uma solução conceitualmente aceitável de três fatores, que explicaram 31,89% da variância das respostas.
Os participantes apresentaram uma média de 11,95 (DP=7,70) e a consistência interna do instrumento (alfa de Cronbach) foi de 0,85.
Esses achados reforçam a validade da versão em língua portuguesa do Inventário de Depressão Infantil com 27 itens e sua utilidade como uma medida de sintomas depressivos.
Tendo em vista as diferenças...





Documentos relacionados