Maturidade ou imaturidade na escolha da carreira: uma abordagem psicodinâmica Reportar como inadecuado




Maturidade ou imaturidade na escolha da carreira: uma abordagem psicodinâmica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lucy Leal Melo-Silva ;Avaliação Psicológica 2008, 7 1

Autor: Daniele Palomo Bordão-Alves

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027183005


Introducción



Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil Bordão-Alves, Daniele Palomo; Melo-Silva, Lucy Leal MATURIDADE OU IMATURIDADE NA ESCOLHA DA CARREIRA: UMA ABORDAGEM PSICODINÂMICA Avaliação Psicológica, vol.
7, núm.
1, abril, 2008, pp.
23-34 Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=335027183005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação Psicológica, 2008, 7(1), pp.
23-34 23 MATURIDADE OU IMATURIDADE NA ESCOLHA DA CARREIRA: UMA ABORDAGEM PSICODINÂMICA Daniele Palomo Bordão-Alves - Universidade de São Paulo Lucy Leal Melo-Silva1 - Universidade de São Paulo RESUMO Este estudo objetiva descrever uma experiência de intervenção clínica em orientação profissional focalizando o processo de desenvolvimento da maturidade para a escolha da carreira.
O sujeito é um adolescente de 17 anos, do terceiro ano do Ensino Médio.
Como estratégias metodológicas, além do registro dos atendimentos clínicos individuais, foram utilizadas técnicas objetivas, como a Escala de Maturidade para Escolha Profissional e projetivas de avaliação psicológica como o Teste de Fotos de Profissões – BBT-Br.
Pôde-se depreender do trabalho com o adolescente dificuldades na transição da infância à vida adulta.
Apresenta imaturidade frente à imposição de responsabilidades e uso da idealização como defesas frente à impotência em lidar com o mundo adulto e às perdas que a adolescência impõe ao corpo e à personalidade.
Este estudo discute possibilidades e limites da intervenção em Orientação Profissional, sobretudo em situações que se configuram como d...





Documentos relacionados