Equipes de trabalho: fundamentos teóricos e metodológicos da mensuração de seus atributos Reportar como inadecuado




Equipes de trabalho: fundamentos teóricos e metodológicos da mensuração de seus atributos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ana Cristina Portmann Borba ;Avaliação Psicológica 2009, 8 3

Autor: Katia Puente-Palacios

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027282009


Introducción



Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil Puente-Palacios, Katia; Portmann Borba, Ana Cristina EQUIPES DE TRABALHO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA MENSURAÇÃO DE SEUS ATRIBUTOS Avaliação Psicológica, vol.
8, núm.
3, diciembre-, 2009, pp.
369-379 Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=335027282009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação Psicológica, 2009, 8(3), pp.
369-379 369 EQUIPES DE TRABALHO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA MENSURAÇÃO DE SEUS ATRIBUTOS Katia Puente-Palacios1 - Universidade de Brasília, Brasília, Brasil Ana Cristina Portmann Borba - Companhia Imobiliária de Brasília, Brasília, Brasil RESUMO As equipes de trabalho constituem unidades de desempenho cada vez mais utilizadas no âmbito organizacional. Entretanto, o conhecimento científico que explica a natureza do seu funcionamento ainda é escasso e não tem apresentado resultados conclusivos.
Esse descompasso está acompanhado da falta de medidas adequadas ao nível das equipes, que contemplem a especificidade dessas células de trabalho.
Tendo em vista esse cenário, o objetivo do presente ensaio é apresentar as peculiaridades que devem ser observadas ao se desenvolver instrumentos para mensurar certos atributos relativos às equipes.
Com a finalidade de ilustrar a construção dessas medidas, toma-se como exemplo a medida de potência, considerada um dos atributos mais característicos para a análise pretendida em decorrência das suas propriedades teóricas.
Ao fazer esta apresentação serão descritas as especificidades teóricas e me...





Documentos relacionados