O direito ambiental como questão geográfica Reportar como inadecuado




O direito ambiental como questão geográfica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Caderno de Geografia 2016, 26 46

Autor: Jonas Dias de Souza

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=333246778001


Introducción



Caderno de Geografia ISSN: 0103-8427 cadernodegeografia@pucminas.br Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Brasil Dias de Souza, Jonas O Direito Ambiental como questão geográfica Caderno de Geografia, vol.
26, núm.
46, mayo-agosto, 2016, pp.
299-313 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=333246778001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 2318-2962 Caderno de Geografia, v.26, n.46, 2016 O Direito Ambiental como questão geográfica Environmental Law as geographic issue Jonas Dias de Souza Geógrafo pela USP, mestre em Geografia pela USP Doutorando em Geografia Física pela Universidade de São Paulo e-mail: jdsgeo10@yahoo.com Artigo recebido para revisão em 07-04-2015 e aceito para publicação em 25-01-2016 Resumo Este trabalho tem o objetivo de analisar e discutir o Direito Ambiental brasileiro em termos geográficos.
Tal objetivo se fez a partir da doutrina e da legislação ambiental: problematizamos os princípios e conceitos ambientais e discutimos as consequências geográficas da caracterização do meio ambiente conforme a construção jurídica.
Argumenta-se que o Direito Ambiental apresenta uma tendência de naturalização do meio ambiente, da qual se configura também um universo semântico de hermenêutica e aplicação do Direito.
Questiona-se, por fim, a realidade homogênea constituída no Direito Ambiental e sua imposição a diferentes realidades geográficas. Palavras–chave: Direito Ambiental; geografia; meio ambiente; geografia do direito; soberania. Abstract This article aims to analyze and discuss Brazilian environmental law under geographical terms. Methodologically, we took environ...





Documentos relacionados