O conforto térmico humano na primavera-verão em santa maria – rs Reportar como inadecuado




O conforto térmico humano na primavera-verão em santa maria – rs - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Emerson Galvani ;Caderno de Geografia 2016, 26 45

Autor: João Paulo Assis Gobo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=333243260017


Introducción



Caderno de Geografia ISSN: 0103-8427 cadernodegeografia@pucminas.br Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Brasil Assis Gobo, João Paulo; Galvani, Emerson O conforto térmico humano na primavera-verão em Santa Maria – RS Caderno de Geografia, vol.
26, núm.
45, 2016, pp.
268-284 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=333243260017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 2318-2962 Caderno de Geografia, v.26, n.45, 2016 O conforto térmico humano na primavera-verão em Santa Maria – RS The human thermal comfort in the spring-summer in Santa Maria - RS João Paulo Assis Gobo Mestre em Geografia Física, Doutorando em Geografia Física pela Universidade de São Paulo - USP jpgobo@usp.br Emerson Galvani Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo – USP egalvani@usp.br Artigo recebido para revisão em 20-08-2015 e aceito para publicação em 05-10-2015 Resumo A presente pesquisa avaliou as condições de conforto térmico humano no estado em Santa Maria, Rio Grande do Sul, com base na dinâmica atmosférica regional para anos-padrão classificados como mais chuvoso, menos chuvoso e habitual, em meses representativos de primavera e verão.
Para tal, utilizouse da base de dados climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), sob a qual procedeuse a construção do banco de dados, no qual foi atribuído o de Temperatura Resultante (TR).
Verificouse que os sistemas atmosféricos atuantes não exercem expressiva influência sobre as situações de conforto térmico humano em Santa Maria nos meses representativos de primavera e verão, pois estes são atenuados pelos fatores...





Documentos relacionados