Zona de fronteira, ciudades gêmeas e interações transfronteiriças no contexto do mercosul Reportar como inadecuado




Zona de fronteira, ciudades gêmeas e interações transfronteiriças no contexto do mercosul - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Transporte y Territorio 2013, 9

Autor: Maristela Ferrari

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=333029872005


Introducción



Revista Transporte y Territorio E-ISSN: 1852-7175 rtt@filo.uba.ar Universidad de Buenos Aires Argentina Ferrari, Maristela Zona de fronteira, ciudades gêmeas e interações transfronteiriças no contexto do MERCOSUL Revista Transporte y Territorio, núm.
9, 2013, pp.
87-103 Universidad de Buenos Aires Buenos Aires, Argentina Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=333029872005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOSSIER Zona de fronteira, ciudades gêmeas e interações transfronteiriças no contexto do MERCOSUL [87-104]: ISSN 1852-7175 Zona de fronteira, ciudades gêmeas e interações transfronteiriças no contexto do MERCOSUL -- Maristela Ferrari Departamento de Geociências, Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Campus de Marechal Cândido Rondon, Brasil Resumo A zona de fronteira se encontra na confluência entre dois territórios nacionais.
Entretanto, ao invés do conceito clássico de divisão, ela remete à ideia de ligação entre territórios e para apreendê-la é necessário considerar o conjunto territorial de ambos os lados do limite internacional, pois se trata de outra territorialidade que vai reconfigurar os espaços territoriais divididos pelo limite.
Nesta direção, o conceito de zona de fronteira se caracteriza por interações que, embora internacionais, criam um meio geográfico próprio de fronteira, só perceptível na escala local-regional.
O elemento geográfico que melhor distingue a zona de fronteira é aquele formado pelas cidades gêmeas (Machado, 2005).
Na América do Sul, desde a Integração Regional, as zonas de fronteira aparecem como laboratórios específicos onde se podem construir novas configurações espaciais podendo se tornar espaços transfront...





Documentos relacionados