Mediação pedagógica em educação a distância: inovação na docência universitária no processo de elaboração de materiais didáticos Reportar como inadecuado




Mediação pedagógica em educação a distância: inovação na docência universitária no processo de elaboração de materiais didáticos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia 2010, 13 1

Autor: Elena Maria Mallmann

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=331427212008


Introducción



RIED.
Revista Iberoamericana de Educación a Distancia ISSN: 1138-2783 ried@edu.uned.es Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia Organismo Internacional Mallmann, Elena Maria MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INOVAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS RIED.
Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, vol.
13, núm.
1, -junio, 2010, pp.
157-189 Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia Madrid, Organismo Internacional Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=331427212008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto I.S.S.N.: 1138-2783 MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INOVAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS (PEDAGOGIC MEDIATION IN DISTANCE EDUCATION: INNOVATION IN UNIVERSITY TEACHING IN THE PROCESS OF PREPARATION OF TEACHING MATERIALS) Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) RESUMEN A preocupação central é mapear as especificidades da inovação na docência universitária na elaboração de materiais didáticos impressos e hipermidiáticos para mediação pedagógica em Educação a Distância. Os ciclos espiralados de planejamento, ação, observação e reflexão orientaram metodologicamente a investigação que envolveu professores-autores e designers de mediação da equipe multidisciplinar de um curso Licenciatura em Física na Modalidade a Distância.
As categorias analíticas foram eleitas à luz da Teoria da Rede de Mediadores, Transposição Didática e Aprendizagem Significativa.
Dos resultados, destacam-se duas contribuições: a) cartografia da performance docente explicitada em três matriz...





Documentos relacionados