Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online Reportar como inadecuado




Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Idalina Jorge ;RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia 2016, 19 1

Autor: Domingos Martinho

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=331443195009


Introducción



RIED.
Revista Iberoamericana de Educación a Distancia ISSN: 1138-2783 ried@edu.uned.es Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia Organismo Internacional Martinho, Domingos; Jorge, Idalina Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online RIED.
Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, vol.
19, núm.
1, 2016, pp.
161182 Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia Madrid, Organismo Internacional Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=331443195009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto I.S.S.N.: 1138-2783 Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online The constraints of face-to-face higher education teachers about the adoption of online leaRNING Domingos Martinho ISLA Santarém (Portugal) Idalina Jorge Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Portugal) Resumo As instituições de ensino superior portuguesas têm necessidade de diversificar a sua oferta formativa de modo a adequá-la aos novos públicos para os quais as formas de ensino e de aprendizagem que incluam ensino online são cada vez mais aliciantes.
Apesar desta necessidade, não existem muitos estudos que analisem a forma como os professores encaram a adoção de formas de ensino e de aprendizagem que incluam o ensino online.
O estudo realizado através da investigação por questionário em 11 instituições de ensino superior privado português, pretendeu identificar os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online e o impacto dessa adoção no seu desenvolvimento profissional.
Os resultados revelam que o aumento do...





Documentos relacionados