Enfermeiras das unidades básicas de saúde: visão sobre a família Reportar como inadecuado




Enfermeiras das unidades básicas de saúde: visão sobre a família - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 2008, 9 1

Autor: VÂNIA MORENO

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027961002


Introducción



Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste ISSN: 1517-3852 rene@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil MORENO, VÂNIA ENFERMEIRAS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: VISÃO SOBRE A FAMÍLIA Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol.
9, núm.
1, enero-marzo, 2008, pp.
9-18 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=324027961002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos Originais ENFERMEIRAS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: VISÃO SOBRE A FAMÍLIA NURSES FROM THE PUBLIC HEALTH SYSTEM: A VISION ABOUT THE FAMILY ENFERMERAS DE LAS UNIDADES PRIMARIAS DE SALUD: PUNTO DE VISTA SOBRE LA FAMILIA VÂNIA MORENO1 Este estudo de caso, de natureza qualitativa, teve como objetivo apreender como as enfermeiras que atuam nas unidades básicas de saúde se relacionam com as famílias, quais os conhecimentos que obtiveram na graduação e suas contribuições para os profissionais a serem formados.
A análise dos dados permitiu inferir que as entrevistadas obtiveram poucos conhecimentos a respeito da família enquanto unidade de cuidado e, em sua prática cotidiana o enfoque ainda é biologicista, voltado para os sintomas apresentados pelo usuário cuja família é tida como informante e responsável pelo tratamento.
Com relação à formação dos novos profissionais, é importante incorporar a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe, mas a família deve ser entendida como participante do tratamento tendo um acolhimento frente às suas necessidades nos serviço de saúde. PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem em saúde comunitária; Família; Atenção primária à saúde. The objective of this qualitative study was to understand how nurses from the public health system ge...





Documentos relacionados