Fatores que interferem no aleitamento materno Reportar como inadecuado




Fatores que interferem no aleitamento materno - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fabianne Lopes da Costa ; Simone Dantas Soares ; Osvaldo Albuquerque Sousa Filho ; Conceição de Maria De Albuquerque ; Cíntia Freitas Casimiro ;Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 2009, 10 3

Autor: Mirna Albuquerque Frota

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027967007


Introducción



Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste ISSN: 1517-3852 rene@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Albuquerque Frota, Mirna; Lopes da Costa, Fabianne; Dantas Soares, Simone; Sousa Filho, Osvaldo Albuquerque; de Maria De Albuquerque, Conceição; Freitas Casimiro, Cíntia FATORES QUE INTERFEREM NO ALEITAMENTO MATERNO Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol.
10, núm.
3, julio-septiembre, 2009, pp.
61-67 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=324027967007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos Originais FATORES QUE INTERFEREM NO ALEITAMENTO MATERNO FACTORS WHICH INTERFERE IN BREASTFEEDING FACTORES QUE INTERFIEREN EN LA LACTACIÓN MATERNA Mirna Albuquerque Frota1 Fabianne Lopes da Costa2 Simone Dantas Soares3 Osvaldo Albuquerque Sousa Filho4 Conceição de Maria De Albuquerque5 Cíntia Freitas Casimiro6 Estudo qualitativo que objetivou identificar os fatores relacionados ao desmame precoce entre os menores de seis meses de vida.
Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a 20 mães de crianças menores de seis meses em desmame precoce no período de agosto a novembro de 2007.
Os resultados apontam alguns fatores que interferem no aleitamento materno exclusivo: a má interpretação do choro do lactente relacionando-o à fome; insuficiência do leite materno; a necessidade dessas mães trabalharem para ajudar nas despesas de casa; dificuldades relacionadas às mamas; a recusa do seio por parte da criança.
Concluiu-se, que apesar do conhecimento materno acerca dos benefícios do leite materno e da importância de amamentá-los exclusivamente durante os seis meses de vida, elas vivenciam algumas dificuldade...





Documentos relacionados