Estilo de vida de idosos hipertensos institucionalizados: análise com foco na educação em saúde Reportar como inadecuado




Estilo de vida de idosos hipertensos institucionalizados: análise com foco na educação em saúde - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Zélia Maria de Sousa Araújo Santos ; Marlucilena Pinheiro da Silva ;Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 2009, 10 3

Autor: Juliana Lima Fonteles

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027967006


Introducción



Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste ISSN: 1517-3852 rene@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Lima Fonteles, Juliana; de Sousa Araújo Santos, Zélia Maria; Pinheiro da Silva, Marlucilena ESTILO DE VIDA DE IDOSOS HIPERTENSOS INSTITUCIONALIZADOS: ANÁLISE COM FOCO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol.
10, núm.
3, julio-septiembre, 2009, pp.
53-60 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=324027967006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos Originais ESTILO DE VIDA DE IDOSOS HIPERTENSOS INSTITUCIONALIZADOS: ANÁLISE COM FOCO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE THE LIFESTYLE OF INSTITUTIONALIZED HYPERTENSIVE ELDERLY – AN ANALYSIS FOCUSING ON HEALTH EDUCATION ESTILO DE VIDA DE ANCIANOS HIPERTENSOS INSTITUCIONALIZADOS – ANÁLISIS ENFOCADO EN LA EDUCACIÓN EN SALUD Juliana Lima Fonteles1 Zélia Maria de Sousa Araújo Santos2 Marlucilena Pinheiro da Silva3 A hipertensão arterial é controlada com o estilo de vida saudável.
Estudo descritivo com abordagem qualitativa, que descreveu a percepção de 21 idosos hipertensos sobre estilo de vida, com vista ao controle da hipertensão arterial, que freqüentavam o Lar da Melhor Idade, em Aquiraz-CE.
A idade dos idosos variou entre 60 e 83 anos, eram seis homens e quinze mulheres. Para estes, estilo de vida consistia no conjunto de atos e atitudes pertinentes à realidade de cada um e que convergiam para a sobrevivência – trabalho, sono e repouso, alimentação, aquisição de recursos financeiros.
Oito idosos associavam estilo de vida saudável ao consumo de alimentos salubres, à saúde, ao bem-estar, ao lazer, prática de exercício físico regular, abstenção de beb...





Documentos relacionados