Ser–mãe: compreensão dos significados e atitudes de cuidado com o recém-nascido no aleitamento materno Reportar como inadecuado




Ser–mãe: compreensão dos significados e atitudes de cuidado com o recém-nascido no aleitamento materno - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

JOCÉLIA MARIA DE OLIVEIRA ; MARIA DO SOCORRO MENDONÇA SHERLOCK ;Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 2009, 10 1

Autor: ALMERINDA HOLANDA GURGEL

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027965015


Introducción



Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste ISSN: 1517-3852 rene@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil HOLANDA GURGEL, ALMERINDA; DE OLIVEIRA, JOCÉLIA MARIA; MENDONÇA SHERLOCK, MARIA DO SOCORRO SER–MÃE: COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS E ATITUDES DE CUIDADO COM O RECÉMNASCIDO NO ALEITAMENTO MATERNO Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol.
10, núm.
1, enero-marzo, 2009, pp.
131-138 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=324027965015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos Originais SER–MÃE: COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS E ATITUDES DE CUIDADO COM O RECÉM-NASCIDO NO ALEITAMENTO MATERNO BEING A MOTHER: UNDERSTANDING THE MEANINGS AND ATTITUDES OF CARE WITH THE NEWBORN DURING BREASFEEDING SER MADRE: COMPRENSIÓN DE LOS SIGNIFICADOS Y ACTITUDES DE CUIDADO CON EL RECIÉN NACIDO EN LA LACTANCIA MATERNA ALMERINDA HOLANDA GURGEL1 JOCÉLIA MARIA DE OLIVEIRA2 MARIA DO SOCORRO MENDONÇA SHERLOCK3 Este estudo descritivo, qualitativo, objetiva compreender significados, atitudes, facilidades e dificuldades de “ser-mãe” no cuidado com o recém-nascido, no aleitamento materno.
Entrevistaram-se quinze nutrizes em município cearense, sobre amamentação, em 2006.
Os dados foram organizados em quatro categorias seguindo os princípios de análise de conteúdo de Bardin.
Os resultados das categorias “significados” e “atitudes” de “ser-mãe” que vivencia o cuidado com o recém-nascido na amamentação, em síntese, expressam: “tudo, dar alimento.”, “é muita doação”.
Quanto às “facilidades” e “dificuldades”: “é de não ter que fazer mingau à noite”, “o mais difícil é que meu peito encheu de leite e pedro...





Documentos relacionados