Sistematização da assistência de enfermagem ao idoso institucionalizado fundamentada em virginia henderson Reportar como inadecuado




Sistematização da assistência de enfermagem ao idoso institucionalizado fundamentada em virginia henderson - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Célia de Freitas ; Monnyck Hellen Couto Paulino ;Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 2013, 14 3

Autor: Jorge Wilker Bezerra Clares

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027991019


Introducción



Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste ISSN: 1517-3852 rene@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Wilker Bezerra Clares, Jorge; de Freitas, Maria Célia; Couto Paulino, Monnyck Hellen SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO FUNDAMENTADA EM VIRGINIA HENDERSON Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol.
14, núm.
3, 2013, pp.
649-658 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=324027991019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Clares JWB, Freitas MC, Paulino MHC Relato de Experiência SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO FUNDAMENTADA EM VIRGINIA HENDERSON SYSTEMATIZATION OF NURSING CARE TO INSTITUTIONALIZED ELDERLY BASED ON VIRGINIA HENDERSON SISTEMATIZACIÓN DE LA ATENCIÓN DE ENFERMERÍA AL ANCIANO INSTITUCIONALIZADO BASADA EN VIRGINIA HENDERSON Jorge Wilker Bezerra Clares1, Maria Célia de Freitas2, Monnyck Hellen Couto Paulino3 Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo foi descrever a aplicação do processo de enfermagem a um idoso institucionalizado, fundamentado na teoria de Virginia Henderson.
O estudo de caso foi aplicado em uma instituição de longa permanência para idosos de Fortaleza-Ceará-Brasil, entre maio e agosto de 2010, mediante preenchimento de formulário, exame físico e observação.
A identificação das necessidades de eliminar, comunicar, recreação e aprender possibilitou levantar, respectivamente, os diagnósticos de enfermagem: incontinência urinária de urgência, interação social prejudicada, atividades de recreação deficientes e memória prejudicada.
As intervenções de enfermagem estiveram direcionadas para a saúde e inde...





Documentos relacionados