Vivências de ser cuidador familiar de idosos dependentes no ambiente domiciliar Reportar como inadecuado




Vivências de ser cuidador familiar de idosos dependentes no ambiente domiciliar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Edna Aparecida Barbosa de Castro ; Célia Pereira Caldas ;Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 2016, 17 1

Autor: Alcimar Marcelo do Couto

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324044160011


Introducción



Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste ISSN: 1517-3852 rene@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Marcelo do Couto, Alcimar; Barbosa de Castro, Edna Aparecida; Pereira Caldas, Célia Vivências de ser cuidador familiar de idosos dependentes no ambiente domiciliar Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol.
17, núm.
1, enero-febrero, 2016, pp. 76-85 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=324044160011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original DOI: 10.15253-2175-6783.2016000100011 www.revistarene.ufc.br Vivências de ser cuidador familiar de idosos dependentes no ambiente domiciliar Experiences to be a family caregiver of dependent elderly in the home environment Alcimar Marcelo do Couto1, Edna Aparecida Barbosa de Castro2, Célia Pereira Caldas3 Objetivo: compreender as vivências de cuidar de idosos dependentes no ambiente domiciliar, a partir da ótica de cuidadores familiares que apresentam sobrecarga e desconforto emocional.
Métodos: investigação qualitativa, com aporte na Teoria Fundamentada nos Dados.
Realizaram-se visitas domiciliares para observação e entrevista semiestruturada com nove familiares de idosos dependentes em autocuidado.
Resultados: com as codificações e análise do material empírico, pode-se compreender o cotidiano dos cuidadores na relação de cuidados com seus familiares idosos dependentes.
As experiências consolidadas se embasam em vivências positivas, como a solidariedade pela interação estabelecida e a manutenção da autoestima, e negativas como mudanças na rotina de vida diária e na saúde, com identificação de tensão relacionada ao papel de cuidador. Conclusão: na compreensão ...





Documentos relacionados