O kindergarten ou jardim de infância por maria guilhermina loureiro de andrade 1888 Reportar como inadecuado




O kindergarten ou jardim de infância por maria guilhermina loureiro de andrade 1888 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista História da Educação 2008, 12 24

Autor: Maria Helena Camara Bastos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321627130012


Introducción



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Camara Bastos, Maria Helena O KINDERGARTEN OU JARDIM DE INFÂNCIA POR MARIA GUILHERMINA LOUREIRO DE ANDRADE (1888) Revista História da Educação, vol.
12, núm.
24, enero-abril, 2008, pp.
259-268 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321627130012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O KINDERGARTEN OU JARDIM DE INFÂNCIA POR MARIA GUILHERMINA LOUREIRO DE ANDRADE (1888) Maria Helena Camara Bastos Introdução Maria Guilhermina Loureiro de Andrade (1839-1929), nasceu em Minas Gerais e foi professora, escritora e tradutora, com atuação significativa no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX, cuja ação foi marcada por sua fé reformada, no campo presbiteriano (Chamon, 2005).
Fundou na Corte um colégio para meninas, onde ensinava as matérias de instrução primária como também várias línguas, disciplinares da instrução superior.
Em viagem para os Estados Unidos da América, onde permaneceu por quatro anos, entrou em contato com as experiências desenvolvidas nos kindergarten ou jardins de infância, a fim de se preparar para estabelecer essa instituição no Brasil.
Colaborou com o periódico -Jornal das Famílias- (1863-1878) . Quando da realização do Congresso de Instrução em 1883, foi convidada a dar parecer sobre a quarta tese Organização dos jardins da infância -, juntamente com Joaquim José de Menezes Vieira , Joaquim Teixeira de Macedo , Maria Guilhermina Loure...





Documentos relacionados