Um rio para estudante ver: engenhosidades na produção de cadernos escolares Reportar como inadecuado




Um rio para estudante ver: engenhosidades na produção de cadernos escolares - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Roberta Lopes da Veiga ;Revista História da Educação 2008, 12 24

Autor: Ana Chrystina Venancio Mignot

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321627130009


Introducción



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Venancio Mignot, Ana Chrystina; Lopes da Veiga, Roberta UM RIO PARA ESTUDANTE VER: ENGENHOSIDADES NA PRODUÇÃO DE CADERNOS ESCOLARES Revista História da Educação, vol.
12, núm.
24, enero-abril, 2008, pp.
225-247 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321627130009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto UM RIO PARA ESTUDANTE VER: ENGENHOSIDADES NA PRODUÇÃO DE CADERNOS ESCOLARES1 Ana Chrystina Venancio Mignot Roberta Lopes da Veiga Resumo Analisar as intenções que guiaram a produção e comercialização da Coleção Rio, editada pela Casa Cruz, para comemorar 110 anos de existência da papelaria, em parceria com a Tilibra – a maior fabricante de cadernos escolares do país – implica em discutir a expansão e desenvolvimento da indústria caderneira resultante da modernização do parque gráfico.
Para tanto, assim como editais e matérias publicadas na imprensa sobre o concurso de pintura que deu origem à coleção, alguns impressos dirigidos aos comerciantes de artigos escolares – revista e catálogos de diversas indústrias do ramo –, são as principais fontes de pesquisa, visto que permitem compreender tanto as concepções que têm dos estudantes, como as preocupações que informam e conformam a produção de cadernos escolares, que deixam de ser vistos como simples suportes da escrita escolar, para serem transformados em objeto de desejo do consumidor.
As escolhas das imagens das capas dos cadernos fazem parte das estratégias para con...





Documentos relacionados