A escolarização das práticas corporais no estado do paraná 1846- 1926: perscrutando o acervo de periódicos da biblioteca pública do paraná Reportar como inadecuado




A escolarização das práticas corporais no estado do paraná 1846- 1926: perscrutando o acervo de periódicos da biblioteca pública do paraná - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lausane Corrêa Pykosz ;Revista História da Educação 2009, 13 29

Autor: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321627136006


Introducción



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Taborda de Oliveira, Marcus Aurélio; Corrêa Pykosz, Lausane A ESCOLARIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO ESTADO DO PARANÁ (1846- 1926): PERSCRUTANDO O ACERVO DE PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Revista História da Educação, vol.
13, núm.
29, septiembre-diciembre, 2009, pp.
115-142 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321627136006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A ESCOLARIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO ESTADO DO PARANÁ (18461926): PERSCRUTANDO O ACERVO DE PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ Marcus Aurélio Taborda de Oliveira Lausane Corrêa Pykosz Resumo O trabalho é oriundo de um projeto de pesquisa que localiza e cataloga fontes para o estudo das práticas corporais escolares no estado do Paraná, compreendendo o período de 1846 a 1926. Embora esteja no horizonte do projeto a exploração de vários acervos, aqui optamos por mostrar um pouco do que nos reserva a Biblioteca Pública do Paraná, a qual possui um riquíssimo acervo de periódicos. Levantados os periódicos disponíveis, procedemos o mapeamento dos conteúdos referentes à Instrução Pública, sobretudo no que se refere à educação do corpo na escola.
Entendemos que os periódicos representam uma considerável possibilidade de compreensão do passado educacional por apresentarem-se como fontes de fácil manuseio, ricas em conteúdo, que facilitam a reflexão acerca das questões referentes à educação, contribuindo de maneira significativa pa...





Documentos relacionados