O espírito de horror à vida educativa nos campos: a educação rural paulista nas décadas de 1930 e 1940 Reportar como inadecuado




O espírito de horror à vida educativa nos campos: a educação rural paulista nas décadas de 1930 e 1940 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista História da Educação 2014, 18 43

Autor: Macioniro Celeste Filho

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321630678004


Introducción



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Celeste Filho, Macioniro O ESPÍRITO DE HORROR À VIDA EDUCATIVA NOS CAMPOS: A EDUCAÇÃO RURAL PAULISTA NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940 Revista História da Educação, vol.
18, núm.
43, mayo-agosto, 2014, pp.
49-70 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321630678004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 49 O ESPÍRITO DE HORROR À VIDA EDUCATIVA NOS CAMPOS: A EDUCAÇÃO RURAL PAULISTA NAS DÉCADAS DE 1930 E 19401 Macioniro Celeste Filho Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru, Brasil.   Resumo Nas décadas de 1930 e 1940 o sistema escolar paulista se consolidou em nova organização institucional em todo o Estado.
Administradores escolares, os delegados regionais do ensino, organizaram em novo patamar a educação primária neste período.
No espaço urbano, os grupos escolares eram o modelo a ser seguido.
Contudo, como se encontravam as escolas rurais? Apresenta-se neste trabalho a visão destes delegados de ensino sobre a situação da educação rural em São Paulo neste período.
O texto aborda o conflito entre a realidade cotidiana do sistema escolar possível e o ideal almejado para a educação rural no Estado de São Paulo.
Os documentos utilizados foram os relatórios destes administradores escolares, preservados no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Palavras-chave: escolas rurais, escolas isoladas, história da educação, ensino primário paulista. THE SPIRIT OF HORROR TO EDUCATIONAL LIFE IN THE COUNTRY: THE RURAL EDUCATIO...





Documentos relacionados