Representações, práticas e políticas de escolarização da infância na zona rural Reportar como inadecuado




Representações, práticas e políticas de escolarização da infância na zona rural - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Virgínia Pereira da Silva de Ávila ;Revista História da Educação 2014, 18 43

Autor: Rosa Fátima de Souza

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321630678001


Introducción



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil de Souza, Rosa Fátima; Pereira da Silva de Ávila, Virgínia REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA ZONA RURAL Revista História da Educação, vol.
18, núm.
43, mayo-agosto, 2014, pp.
9-11 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321630678001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 9 APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA ZONA RURAL REPRESENTATIONS, PRACTICES AND POLICIES OF CHILDHOOD SCHOOLING IN RURAL AREA   O s estudos históricos acerca da educação primária, realizados nos últimos anos no Brasil, têm posto em relevo a importância da escola rural no processo de escolarização da infância durante o século 20.
Apesar do descaso dos poderes públicos, da ausência de edifícios para escola e moradia dos professores, das condições adversas para o provimento e o trabalho docente, a infrequência contumaz dos alunos, o abandono escolar pelo trabalho na lavoura e a penúria material, a escola rural, localizada nos mais diversos e longínquos rincões do país, foi responsável pela alfabetização e disseminação de códigos culturais e de valores da nacionalidade para milhares de crianças no país. A expansão do ensino primário rural ocorreu de forma significativa no Brasil no período de 1930 e 1970, quando foram implantadas políticas de escolarização no campo para construção de escolas e melhoria da educação na zona rural, resul...





Documentos relacionados