A constituição da universidade federal de sergipe 1950 - 1960: um estudo sobre aspectos históricos da educação superior brasileira Reportar como inadecuado




A constituição da universidade federal de sergipe 1950 - 1960: um estudo sobre aspectos históricos da educação superior brasileira - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Iadrelhe de Souza Oliveira ;Revista História da Educação 2014, 18 42

Autor: Silvana Aparecida Bretas

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321629404009


Introducción



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Bretas, Silvana Aparecida; de Souza Oliveira, Iadrelhe A CONSTITUIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1950 - 1960): UM ESTUDO SOBRE ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA Revista História da Educação, vol.
18, núm.
42, enero-abril, 2014, pp.
151-169 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321629404009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 151 A CONSTITUIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1950- 1960): UM ESTUDO SOBRE ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA Silvana Aparecida Bretas Universidade Federal de Sergipe, Brasil. Iadrelhe de Souza Oliveira Universidade Federal de Sergipe, Brasil. Resumo Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a criação da Universidade Federal de Sergipe e aborda os aspectos da formação da comunidade científica brasileira.
O contexto da investigação é a política de federalização das universidades públicas, iniciada nos anos de 1920 e intensificada nos anos de 1950.
O objetivo é destacar os três embates fundamentais e polarizados entre os seus organizadores e, por conseguinte, retomar a política de federalização da primeira universidade pública sergipana por meio de pesquisa documental e de depoimentos orais.
As conclusões indicam que a UFS foi composta por faculdades muito diferenciadas entre si e cujo modelo já era praticado pela primeira universidade brasileira. Palavras-chave: universidade, comunidade científica, política de federalização. THE ...





Documentos relacionados