A formação em serviço social: particularidades da região sul do brasil Reportar como inadecuado




A formação em serviço social: particularidades da região sul do brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Textos & Contextos Porto Alegre 2007, 6 1

Autor: Ana Lúcia Suárez Maciel

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527160003


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Suárez Maciel, Ana Lúcia A formação em Serviço Social: particularidades da Região Sul do Brasil Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
6, núm.
1, enero-junio, 2007, pp.
175-190 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527160003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A formação em Serviço Social: particularidades da Região Sul do Brasil (Social Work’s education: particularities in the south region of Brazil) Ana Lúcia Suárez Maciel* Resumo – O artigo objetiva socializar alguns dados da pesquisa de doutoramento da autora, finalizada no início de 2006, que analisou os impactos da atual configuração da universidade brasileira sobre a formação em Serviço Social, tendo como fontes de pesquisa, os depoimentos de gestores, docentes e alunos de cursos de Serviço Social da Região Sul do Brasil.
Os dados obtidos e a sua respectiva análise confirmam a hipótese de que o modelo de gestão operacional adotado pelo órgão gestor do ensino superior no país tem impactado, fortemente, a formação em Serviço Social, tanto no processo de trabalho de gestores e docentes, quanto no ensino da profissão.
A pesquisa empreendida pela autora pressupôs que a mudança no modelo de gestão universitária no país tem suas determinações na crise vivenciada pelas instituições capitalistas que, na década de 1990, passaram por reordenamentos com o intuito de posicionarem-se, de forma competitiva e estratégica, na sociedade.
Assim como essas instituições, a universidade, também, foi a...





Documentos relacionados