Programa cvv: prevenção do suicídio no contexto das hotlines e do voluntariado Reportar como inadecuado




Programa cvv: prevenção do suicídio no contexto das hotlines e do voluntariado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Blanca Susana Guevara Werlang ;Textos & Contextos Porto Alegre 2008, 7 2

Autor: Carolina Neumann de Barros Falcão Dockhorn

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527163002


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Neumann de Barros Falcão Dockhorn, Carolina; Guevara Werlang, Blanca Susana Programa CVV: Prevenção do suicídio no contexto das hotlines e do voluntariado Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
7, núm.
2, julio-diciembre, 2008, pp.
183-198 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527163002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 183 Programa CVV: Prevenção do suicídio no contexto das hotlines e do voluntariado (CVV Program: suicide prevention in the context of hotlines and volunteering) Carolina Neumann de Barros Falcão Dockhorn* Blanca Susana Guevara Werlang** Resumo – O comportamento suicida vem ganhando destaque em termos numéricos, constituindo um problema de saúde pública.
Diante desta realidade, são fundamentais ações preventivas com o objetivo de reduzir os alarmantes índices de tentativas de suicídio e de suicídios consumados.
Dentre os programas de prevenção, existe o recurso de atendimento por meio de hotlines, o qual se faz presente no Brasil através da ação dos Postos CVV, executores do Programa CVV de Prevenção do Suicídio e integrantes do Centro de Valorização da Vida.
Com trabalhadores voluntários, o CVV oferece intervenção em crise a sujeitos que telefonam buscando apoio emocional.
O objetivo deste artigo é contextualizar historicamente este tipo de serviço, destacando a ação do voluntário como peça fundamental na sociedade civil, no cuidado efetivo a pessoas em sofrimento e no esforço para evitar a concretização de um desfecho fatal....





Documentos relacionados