A organização do trabalho e as repercussões na saúde do trabalhador e de sua família Reportar como inadecuado




A organização do trabalho e as repercussões na saúde do trabalhador e de sua família - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

MARIA ISABEL BARROS BELLINI ;Textos & Contextos Porto Alegre 2010, 9 2

Autor: PRISCILA FRANÇOISE VITACA RODRIGUES

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527167015


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil VITACA RODRIGUES, PRISCILA FRANÇOISE; BARROS BELLINI, MARIA ISABEL A Organização do Trabalho e as Repercussões na Saúde do Trabalhador e de sua Família Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
9, núm.
2, agosto-diciembre, 2010, pp.
345-357 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527167015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A Organização do Trabalho e as Repercussões na Saúde do Trabalhador e de sua Família The Work Organization and The Repercussions of The Worker Health and Their Family PRISCILA FRANÇOISE VITACA RODRIGUES* MARIA ISABEL BARROS BELLINI**  RESUMO – A literatura acerca das transformações em curso no mundo do trabalho e seu impacto na vida da sociedade urbano-industrial tem sido motivo de amplo debate.
Agravos à saúde, exclusão social, precarização das condições e relações de trabalho, perda de direitos sociais, vulnerabilidade social e a questão do desemprego despontam como alguns dos problemas que levam à reflexão.
Nessa perspectiva, este artigo pretende ampliar a reflexão para o âmbito do trabalhador adoecido e de suas relações familiares, buscando compreender o processo de saúde e doença nos grupos humanos, aqui especialmente a família. Também pretende apontar alguns reflexos das mudanças em curso no processo de trabalho, sobretudo, nos modos de trabalhar e de viver dos trabalhadores e de sua família, bem como do percurso histórico que engendrou a construção dos sistemas de proteção social, em particular, a proteção social...





Documentos relacionados