A construção do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente na perspectiva da participação e do controle social Reportar como inadecuado




A construção do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente na perspectiva da participação e do controle social - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

VERA LUCIA TIEKO SUGUIHIRO ;Textos & Contextos Porto Alegre 2010, 9 1

Autor: VALDIR ANHUCCI

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527166006


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil ANHUCCI, VALDIR; TIEKO SUGUIHIRO, VERA LUCIA A construção do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na perspectiva da participação e do controle social Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
9, núm.
1, enero-junio, 2010, pp.
47-54 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527166006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A construção do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na perspectiva da participação e do controle social The construction of the Municipal Council for the Rights of the Child and Adolescent preparation for participation and social control VALDIR ANHUCCI VERA LUCIA TIEKO SUGUIHIRO  RESUMO – A participação e o controle social tornam-se imprescindíveis no atual modelo de gestão pública das políticas sociais, na medida em que podem contribuir para a consolidação do processo democrático e ampliar o acesso da população aos direitos garantidos na legislação brasileira.
Nesta perspectiva, o presente artigo tem o objetivo de apresentar a importância dos Conselhos de Direitos no processo de gestão das políticas públicas, em que os mesmos podem se consolidar enquanto espaço público que valorize o interesse coletivo.
No entanto, cumpre destacar que a transparência e a pluralidade deste espaço estão ligadas ao nível de participação que a população tem desempenhado no âmbito dos conselhos.
Sendo assim, o presente estudo priorizou a reflexão sobre o conceito de participação, a fim de verificar se a m...





Documentos relacionados