A sobrecarga do cuidador familiar de idoso com alzheimer Reportar como inadecuado




A sobrecarga do cuidador familiar de idoso com alzheimer - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

MARIA HELENA LENARDT ;Textos & Contextos Porto Alegre 2011, 10 2

Autor: MÁRCIA DANIELE SEIMA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527169015


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil DANIELE SEIMA, MÁRCIA; LENARDT, MARIA HELENA A sobrecarga do cuidador familiar de idoso com Alzheimer Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
10, núm.
2, agosto-diciembre, 2011, pp.
388-398 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527169015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A sobrecarga do cuidador familiar de idoso com Alzheimer Family caregiver burden caring for the elderly with Alzheimer’s disease MÁRCIA DANIELE SEIMA* MARIA HELENA LENARDT**  RESUMO – Trata-se de estudo de corte transversal cujo objetivo foi identificar o nível de sobrecarga do cuidador familiar do idoso com Alzheimer de uma comunidade.
A amostra de conveniência foi composta de 208 cuidadores familiares.
Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário socioeconômico-demográfico e clínico e escala do Inventário de Sobrecarga de Zarit.
Os dados foram compilados e analisados no programa Microsoft Excel 2007.
Dos 208 cuidadores, 47 (22,6%) apresentaram sobrecarga pequena, 96 (46,2%) sobrecarga moderada, 54 (26%) sobrecarga moderada a severa e 11 (5,2%) sobrecarga severa.
O processo de cuidado dos profissionais da saúde junto aos cuidadores não pode ser apenas prescritivo, esse deve ser desenvolvido sob demanda, com intuito de minimizar as sobrecargas, que enfrentam nas situações de cuidado com o idoso portador de Alzheimer. Palavras-chave – Doença de Alzheimer.
Cuidadores.
Políticas Públicas. ABSTRACT – It is Cross-cutting, quantitative study aimed to identify the burden leve...





Documentos relacionados