Efetividade da rede de atenção à saúde e à assistência social à pessoa idosa na expressão de usuários e gestores - o caso de boa vista-rr Reportar como inadecuado




Efetividade da rede de atenção à saúde e à assistência social à pessoa idosa na expressão de usuários e gestores - o caso de boa vista-rr - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

JANESKA M.T. RAPOZO ;Textos & Contextos Porto Alegre 2011, 10 2

Autor: VICENTE DE PAULA FALEIROS

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527169013


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil DE PAULA FALEIROS, VICENTE; RAPOZO, JANESKA M.T. Efetividade da rede de atenção à saúde e à assistência social à pessoa idosa na expressão de usuários e gestores - o caso de Boa Vista-RR Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
10, núm.
2, agosto-diciembre, 2011, pp.
356-370 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527169013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Efetividade da rede de atenção à saúde e à assistência social à pessoa idosa na expressão de usuários e gestores – o caso de Boa Vista-RR Effectiveness of assistance and health social net of elders persons in the users and administrators expressions in Boa Vista-RR VICENTE DE PAULA FALEIROS* JANESKA M.T.
RAPOZO**  RESUMO – Este artigo trata do paradigma e da efetivação da rede de proteção à pessoa idosa nas áreas de Assistência Social e Saúde, numa perspectiva crítica, tendo como referência a cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.
A rede de proteção é definida como uma mediação de forças e de poder que se pactua, atuando formal ou informalmente.
Salienta-se que os direitos sociais previstos na legislação devem ser efetivados numa rede de proteção.
A metodologia da pesquisa consistiu de entrevistas semiestruturadas com duas gestoras da área da Saúde e uma da área de Assistência Social e de quatro grupos focais (dois de cada área) com pessoas idosas, além de um mapa de serviços e de seus vínculos no território.
Os resultados mostram que a mediação da proteção em re...





Documentos relacionados