O pacto pela saúde nas cidades-gêmeas da fronteira do rio grande do sul com a argentina e o uruguai Reportar como inadecuado




O pacto pela saúde nas cidades-gêmeas da fronteira do rio grande do sul com a argentina e o uruguai - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

VERA MARIA RIBEIRO NOGUEIRA ;Textos & Contextos Porto Alegre 2012, 11 2

Autor: LISLEI TERESINHA PREUSS

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527332011


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil TERESINHA PREUSS, LISLEI; RIBEIRO NOGUEIRA, VERA MARIA O pacto pela saúde nas cidades-gêmeas da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
11, núm.
2, agosto-diciembre, 2012, pp.
320-332 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527332011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O pacto pela saúde nas cidades-gêmeas da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai The pact for health in the twin cities-the border of Rio Grande do Sul to Argentina and Uruguay LISLEI TERESINHA PREUSS* VERA MARIA RIBEIRO NOGUEIRA**  RESUMO – Este artigo relata o processo de implementação do programa Pacto pela Saúde, na dimensão Pacto de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), junto aos sistemas locais de saúde das cidades-gêmeas na linha de fronteira do Brasil, no Rio Grande do Sul (RS) com a Argentina e o Uruguai.
Discorre inicialmente sobre o Pacto pela Saúde, em seus três componentes – Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão – e evidencia o avanço na gestão e nas relações entre os entes federativos.
Apresenta os procedimentos metodológicos utilizados para coleta das informações e as referências de análise dos mesmos.
A situação encontrada nas cidades-gêmeas sinaliza para uma lacuna entre as proposições da normativa.
Identificou-se que a descentralização e a regionalização, previstas no Pacto de Gestão, não garantiram maior autonomia aos governos locais, não havendo, assim, transferência ...





Documentos relacionados