Auxílio-reclusão: a bizarra transmutação de um direito social e sua colonização perversa por um populismo punitivo Reportar como inadecuado




Auxílio-reclusão: a bizarra transmutação de um direito social e sua colonização perversa por um populismo punitivo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

RODRIGO AZEVEDO PASSOS ;Textos & Contextos Porto Alegre 2012, 11 2

Autor: LUIZ ANTÔNIO BOGO CHIES

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527332007


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil BOGO CHIES, LUIZ ANTÔNIO; AZEVEDO PASSOS, RODRIGO Auxílio-reclusão: a bizarra transmutação de um direito social e sua colonização perversa por um populismo punitivo Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
11, núm.
2, agosto-diciembre, 2012, pp.
273-291 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527332007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Auxílio-reclusão: a bizarra transmutação de um direito social e sua colonização perversa por um populismo punitivo Imprisonment-relief: the bizarre transmutation of a social right and its perverse colonization by a punitive populism LUIZ ANTÔNIO BOGO CHIES* RODRIGO AZEVEDO PASSOS**  RESUMO – Tendo como eixo a análise do instituto previdenciário do auxílio-reclusão – pago aos dependentes do segurado de baixa renda preso – este artigo aborda de forma crítica e reflexiva a relação entre políticas sociais e políticas penais.
Sustenta-se em dados de uma pesquisa cujo campo empírico foi o ambiente virtual da internet e explora tanto as trajetórias da Proteção Social como dimensões legislativas do Brasil contemporâneo.
Verifica que as conquistas e direitos sociais também estão vulneráveis a apropriações utilitárias, especialmente por lógicas de governabilidade e por um sistema punitivo que se ampliam como promotores de segregações e exclusões sociais. Palavras-chave – Auxílio-reclusão.
Questão penitenciária.
Direitos sociais.
Representações sociais.
Populismo punitivo. ABSTRACT – Focusing on analisys of...





Documentos relacionados