O caleidoscópio da relação entre estado e sociedade: os diferentes ângulos de análise das perspectivas teóricas Reportar como inadecuado




O caleidoscópio da relação entre estado e sociedade: os diferentes ângulos de análise das perspectivas teóricas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Textos & Contextos Porto Alegre 2012, 11 2

Autor: GUIOMAR OLIVEIRA PASSOS

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527332004


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil OLIVEIRA PASSOS, GUIOMAR O caleidoscópio da relação entre Estado e sociedade: os diferentes ângulos de análise das perspectivas teóricas Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
11, núm.
2, agosto-diciembre, 2012, pp.
234-246 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527332004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O caleidoscópio da relação entre Estado e sociedade: os diferentes ângulos de análise das perspectivas teóricas The kaleidoscope relationship between State and society: analysis of theoretical perspectives in different viewpoints GUIOMAR OLIVEIRA PASSOS *  RESUMO – Aborda-se a relação entre Estado e sociedade, identificando-a, através de análise de conteúdo, em estudos clássicos da literatura política e sociológica nacional ou internacional.
Para isso, verifica-se como estabelecem a relação, compara-os e agrupa-os em dois blocos: em um, os que analisam o Estado e a sociedade como interdependentes e, no outro, os que os têm como esferas independentes.
Constatou-se que há variações no interior dos blocos, sendo a interdependência ora com subordinação ora com autonomia, tendo interesses às vezes convergentes e outras vezes divergentes.
Já para os autores que os têm como esferas independentes, ora o Estado dirige a sociedade ora viabiliza a cooperação e engajamento de indivíduos e grupos.
Assim, têm-se distintos ângulos de observação, em que, como num caleidoscópio, formam-se figuras, explicitando e desvelando as múltiplas faces. Palavras-...





Documentos relacionados