Política alimentar brasileira: fome e obesidade, uma história de carências Reportar como inadecuado




Política alimentar brasileira: fome e obesidade, uma história de carências - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

PATRICIA TERESINHA SCHERER ;Textos & Contextos Porto Alegre 2012, 11 1

Autor: ANDREIA MENDES DOS SANTOS

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527331012


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil MENDES DOS SANTOS, ANDREIA; SCHERER, PATRICIA TERESINHA Política alimentar brasileira: fome e obesidade, uma história de carências Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
11, núm.
1, enero-julio, 2012, pp.
92-105 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527331012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Política alimentar brasileira: fome e obesidade, uma história de carências Brazilian food policy: hunger and obesity, a history of deprivation ANDREIA MENDES DOS SANTOS PATRICIA TERESINHA SCHERER  RESUMO – O presente artigo tem como foco o fato de como as políticas sociais vêm atentando, no Brasil, à questão da alimentação.
Assim, este artigo pretende analisar a questão da fome, da desnutrição e da obesidade da população brasileira.
Historicamente, a luta contra a fome tem sido uma preocupação central e, paradoxalmente, a obesidade atinge índices de epidemia.
Ao longo do período brasileiro, ocorreram lutas em torno da fome e, em resposta, foram apresentados planos e ações governamentais, ainda não satisfatórios; a questão ampliou-se da fome à obesidade e hoje se sugere que os debates do Estado brasileiro precisam considerar o caráter especial da política pública: o seu propósito emancipatório.
Neste contexto, o Serviço Social tem o compromisso de abordar esta realidade, lançando um olhar para a totalidade do fenômeno, desvendando e compreendendo as contradições inerentes à fome e obesidade. Palavras-chave – Saúde.
Obesidade. Fome. Políti...





Documentos relacionados