Relações familiares e o convivívio social entre idosos Reportar como inadecuado




Relações familiares e o convivívio social entre idosos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

LISIANNE BRITTES BENITEZ ; FRANCISCA MARIA ASSMANN WICHMANN ;Textos & Contextos Porto Alegre 2012, 11 1

Autor: SILVIA VIRGINIA COUTINHO AREOSA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527331006


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil COUTINHO AREOSA, SILVIA VIRGINIA; BRITTES BENITEZ, LISIANNE; ASSMANN WICHMANN, FRANCISCA MARIA Relações familiares e o convivívio social entre idosos Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
11, núm.
1, enero-julio, 2012, pp.
184-192 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527331006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Relações familiares e o convivívio social entre idosos Family relationship and social interaction among elderly SILVIA VIRGINIA COUTINHO AREOSA* LISIANNE BRITTES BENITEZ** FRANCISCA MARIA ASSMANN WICHMANN***  RESUMO – Esta pesquisa surgiu da necessidade em conhecer a percepção dos idosos sobre seus relacionamentos sociais, familiares e com os grupos de convivência dos quais participam no Brasil e na Espanha.
A metodologia utilizada é quali-quantitativa.
Os resultados parciais mostram a satisfação dos idosos (97%) com as relações estabelecidas nos grupos de amigos, formados principalmente a partir de grupos de convivência para a terceira idade, e apontam para uma população idosa com características ligadas à independência e autonomia, mais ativa e satisfeita com suas relações familiares e de amizade.
Percebe-se uma preocupação especial com a qualidade de vida por parte do idoso, sendo a convivência e as atividades realizadas nos grupos fatores importantes para uma melhora significativa na saúde física e mental. Palavras-chave – Idoso.
Relações familiares.
Relações sociais. ABSTRACT – This research arose from a need to know the percept...





Documentos relacionados