Paradoxos da assistência social: algumas considerações Reportar como inadecuado




Paradoxos da assistência social: algumas considerações - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

PEDRINHO GUARESCHI ;Textos & Contextos Porto Alegre 2013, 12 2

Autor: VINICIUS TONOLLIER PEREIRA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321529409014


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil TONOLLIER PEREIRA, VINICIUS; GUARESCHI, PEDRINHO Paradoxos da Assistência Social: algumas considerações Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
12, núm.
2, julio-diciembre, 2013, pp.
383-391 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321529409014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Paradoxos da Assistência Social: algumas considerações Paradoxes of Social Assistance: some considerations VINICIUS TONOLLIER PEREIRA* PEDRINHO GUARESCHI **  RESUMO – O artigo traz considerações sobre o papel paradoxal da assistência social no cenário social brasileiro.
Se, por um lado, a partir do advento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) há inquestionáveis melhorias na garantia de direitos mínimos da população, por outro, este mesmo avanço contribui para que se mantenham atenuadas as contradições sociais.
Com isso, dificulta-se a organização e a busca por alterações mais profundas e amplas, como o direito pleno ao trabalho e a garantia absoluta dos direitos humanos.
Procura-se complexificar a questão explorando a centralidade que a assistência social adquiriu no Brasil como principal política de administração da desigualdade e combate à pobreza, embora esta seja uma tarefa que não está ao seu alcance, por pertencer a uma dimensão macroestrutural relacionada ao funcionamento do capitalismo e do neoliberalismo. Palavras-chave – Assistência social.
SUAS.
Estado.
Capitalismo.
Neoliberalismo. ABSTRACT – This article presents considerations on the paradoxical role...





Documentos relacionados