Os desafios para efetivação da humanização hospitalar: a percepção dos usuários e profissionais de uma unidade de internação pediátrica Reportar como inadecuado




Os desafios para efetivação da humanização hospitalar: a percepção dos usuários e profissionais de uma unidade de internação pediátrica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

DOLORES SANCHES WÜNSCH ;Textos & Contextos Porto Alegre 2013, 12 1

Autor: THAYSE COSTENARO MORAIS

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527373008


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil COSTENARO MORAIS, THAYSE; SANCHES WÜNSCH, DOLORES Os desafios para efetivação da humanização hospitalar: a percepção dos usuários e profissionais de uma unidade de internação pediátrica Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
12, núm.
1, enero-junio, 2013, pp.
100-113 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527373008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Os desafios para efetivação da humanização hospitalar: a percepção dos usuários e profissionais de uma unidade de internação pediátrica The challenges to effective humanization hospital: perceptions of patients and professionals in a pediatric unit THAYSE COSTENARO MORAIS DOLORES SANCHES WÜNSCH  RESUMO – O artigo discorre sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) no contexto hospitalar sob a percepção dos familiares-cuidadores de crianças internadas e os profissionais da saúde com vistas a identificar os desafios e potencialidades que incidem nesta política.
Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas orientadas por um roteiro semiestruturado.
Os resultados evidenciam a importância da comunicação entre equipe-usuário, sendo essa interação a principal tecnologia citada pelas entrevistadas.
Identificou-se também o desconhecimento dos usuários sobre humanização e a dificuldade dos profissionais em participar de espaços em que a política é construída e discutida.
Conclui-se que há necessidade de ampliação dos espaços de participação dos usu...





Documentos relacionados