Aspectos sociais e econômicos das famílias -casos novos- de um programa de implante coclear Reportar como inadecuado




Aspectos sociais e econômicos das famílias -casos novos- de um programa de implante coclear - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

SONIA TEBET MESQUITA ;Textos & Contextos Porto Alegre 2014, 13 1

Autor: TALITA FERNANDA STABILE FERNANDES

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321531779012


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil STABILE FERNANDES, TALITA FERNANDA; TEBET MESQUITA, SONIA Aspectos Sociais e Econômicos das Famílias “Casos Novos” de um Programa de Implante Coclear Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
13, núm.
1, enero-junio, 2014, pp.
143-158 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321531779012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aspectos Sociais e Econômicos das Famílias “Casos Novos” de um Programa de Implante Coclear Social and Economic Aspects of Families “New Cases” of a Cochlear Implant Program TALITA FERNANDA STABILE FERNANDES* SONIA TEBET MESQUITA  RESUMO – Esta pesquisa teve o objetivo de identificar os aspectos socioeconômicos que envolvem as famílias de candidatos ao implante coclear no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), Universidade de São Paulo (USP).
O estudo foi documental, baseado na análise do instrumental de estudo socioeconômico do Serviço Social (GRACIANO; LEHFELD, 2010; GRACIANO, 2013), constante no prontuário dos usuários.
O documento foi aplicado com os usuários e familiares, agendados como casos novos durante o período de setembro de 2012 a março de 2013, num total de 88 famílias.
Os resultados permitiram identificar os principais aspectos sociais e econômicos que envolvem os casos novos candidatos ao implante coclear e constatou que a aplicação do instrumental no atendimento inicial, pelo Serviço Social, é um método eficaz para um conhecimento aproximativo da r...





Documentos relacionados