Gênero e justiça social multidimensional: fundamentos ético-políticos da política nacional para as mulheres Reportar como inadecuado




Gênero e justiça social multidimensional: fundamentos ético-políticos da política nacional para as mulheres - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Textos & Contextos Porto Alegre 2015, 14 2

Autor: ALEX MYLLER DUARTE LIMA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321543546017


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil DUARTE LIMA, ALEX MYLLER Gênero e Justiça Social Multidimensional: fundamentos ético-políticos da Política Nacional para as Mulheres Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
14, núm.
2, agosto-diciembre, 2015, pp.
430-449 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321543546017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.15448-1677-9509.2015.1.19944 Gênero e Justiça Social Multidimensional: fundamentos ético-políticos da Política Nacional para as Mulheres Gender and Multidimensional Social Justice: ethical and political foundations of the public policies for women ALEX MYLLER DUARTE LIMA*  RESUMO – O presente artigo objetiva investigar se os fundamentos ético-políticos implicados no desenho da Política Nacional para as Mulheres, em especial em sua mais recente concreção – o III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres de 2013 –, possuem consistência e alcance suficientes para equacionar as complexas demandas sociais de início do século XXI, especialmente diante das diversas e mesmo conflitantes frentes de luta por justiça social.
Como referencial, foi adotada a Teoria da Justiça da filósofa feminista Nancy Fraser, uma concepção multidimensional de justiça (econômica, cultural, política) apropriada à época atual de capitalismo globalizante.
A seguir, foi efetuada a análise dos fundamentos ético-políticos da Política Nacional para as Mulheres, com especial atenção ao mais recente Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
Nesse passo, concluiu-se ...





Documentos relacionados