Os olhares sociais acerca da prática do ato infracional: reflexões éticas para o tempo presente Reportar como inadecuado




Os olhares sociais acerca da prática do ato infracional: reflexões éticas para o tempo presente - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

NEIDE APARECIDA DE SOUZA LEHFELD ;Textos & Contextos Porto Alegre 2015, 14 1

Autor: THIAGO RODRIGO DA SILVA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321540660007


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil DA SILVA, THIAGO RODRIGO; DE SOUZA LEHFELD, NEIDE APARECIDA Os Olhares Sociais Acerca da Prática do Ato Infracional: reflexões éticas para o tempo presente Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
14, núm.
1, enero-junio, 2015, pp.
74-86 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321540660007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.15448-1677-9509.2015.1.18362 Os Olhares Sociais Acerca da Prática do Ato Infracional: reflexões éticas para o tempo presente The Social Looks on Practice of the Infractional Act: ethical reflections for the present time THIAGO RODRIGO DA SILVA* NEIDE APARECIDA DE SOUZA LEHFELD  RESUMO – O atual cenário de violência instalado na sociedade e o envolvimento de crianças e adolescentes chamam a atenção para uma questão importante: o debate acerca do ato infracional.
As discussões que o norteia partem do pressuposto de que o adolescente deve ser punido igualmente ao adulto; que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) fortaleceu a proteção ao jovem “bandido”, levando-o à impunidade e acentuando os índices da criminalidade juvenil.
Percebe-se uma crise ética quando se discute adolescência, pobreza, violência e ato infracional, nos levando a essa reflexão que se mostra oportuna e desafiadora no tempo presente. Palavras-chave – Adolescência.
Ato Infracional.
Estigmas.
Debate Ético. ABSTRACT – The current scenario of violence installed in the society and the involvement of children and adolescents in the settlement of this draw...





Documentos relacionados