Itinerários do cuidar em doenças falciformes e suas repercussões na vida de mulheres Reportar como inadecuado




Itinerários do cuidar em doenças falciformes e suas repercussões na vida de mulheres - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Textos & Contextos Porto Alegre 2016, 15 2

Autor: CRISTIANO GUEDES

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321549303011


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil GUEDES, CRISTIANO Itinerários do cuidar em doenças falciformes e suas repercussões na vida de mulheres Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
15, núm.
2, agosto-diciembre, 2016, pp.
370-381 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321549303011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.15448-1677-9509.2016.2.23165 Itinerários do cuidar em doenças falciformes e suas repercussões na vida de mulheres Care itineraries in sickle cell disease and its repercussions on womens lives CRISTIANO GUEDES*  RESUMO – As mulheres são historicamente designadas para o ofício de cuidadoras de idosos, crianças e doentes no espaço doméstico.
Este artigo discute algumas das repercussões do trabalho de cuidadora informal na vida de 50 mulheres, responsabilizadas pelo tratamento doméstico de crianças com doenças falciformes assistidas por um hospital público no Distrito Federal.
Evidencia-se que as mulheres cuidadoras têm sobrecarga de trabalho físico e mental, dificilmente conseguem inserção no mercado de trabalho e estão em constantes relações de conflitos para defender direitos de suas crianças.
O artigo discute a invisibilidade do trabalho de cuidadora domiciliar e a necessidade de o Brasil atentar para os direitos dessas mulheres por meio de políticas públicas. Palavras-chave – Mulheres.
Cuidadoras informais.
Doença falciforme.
Trabalho.
Assistência social. ABSTRACT – Women are historically the caregivers of children and elderly at home.
This article addresses some of the ...





Documentos relacionados