Teoria social e compreensão da realidade social para uma práxis revolucionária Reportar como inadecuado




Teoria social e compreensão da realidade social para uma práxis revolucionária - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

BENEDITO DE JESUS PINHEIRO FERREIRA ;Textos & Contextos Porto Alegre 2016, 15 2

Autor: JOANA VALENTE SANTANA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321549303005


Introducción



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil VALENTE SANTANA, JOANA; PINHEIRO FERREIRA, BENEDITO DE JESUS Teoria social e compreensão da realidade social para uma práxis revolucionária Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
15, núm.
2, agosto-diciembre, 2016, pp.
275-292 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321549303005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.15448-1677-9509.2016.2.25411 Teoria social e compreensão da realidade social para uma práxis revolucionária Social theory and understanding of social reality for a revolutionary praxis JOANA VALENTE SANTANA BENEDITO DE JESUS PINHEIRO FERREIRA  RESUMO – Este artigo apresenta uma discussão sobre os conceitos fundamentais e o contexto de emergência histórica da teoria social marxiana, no período de constituição da sociedade moderna.
Como contraponto, discute-se a constituição e o caráter das “ciências sociais”, particularmente da sua vertente positivista, que, por um processo de segmentação da análise da sociedade, acaba por se afastar das possibilidades de apreensão, para além do nível fenomênico, da essência dos processos sociais, na perspectiva de uma totalidade articulada e historicamente constituída.
O estudo, baseado em pesquisa bibliográfica, ratifica que o método marxiano articula-se profundamente a um projeto de transformação revolucionária da sociedade, que não prescinde do conhecimento cientificamente fundado da vida social. Palavras-chave – Teoria social.
Ciências sociais.
Produção do conhecimento. ABSTRACT – ...





Documentos relacionados