A construção de uma centralidade urbana sete lagoas mg Report as inadecuate




A construção de uma centralidade urbana sete lagoas mg - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociedade & Natureza 2006, 18 35

Author: Marly Nogueira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321327189008


Teaser



Sociedade & Natureza ISSN: 0103-1570 sociedadenatureza@ufu.br Universidade Federal de Uberlândia Brasil Nogueira, Marly A CONSTRUÇÃO DE UMA CENTRALIDADE URBANA SETE LAGOAS (MG) Sociedade & Natureza, vol.
18, núm.
35, diciembre, 2006, pp.
109-121 Universidade Federal de Uberlândia Uberlândia, Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321327189008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A construção de uma centralidade urbana Sete Lagoas (MG) Marly Nogueira A CONSTRUÇÃO DE UMA CENTRALIDADE URBANA SETE LAGOAS (MG)1 The construction of one urban centrality: Sete Lagoas (MG) Marly Nogueira Professora Adjunta Departamento de Geografia – Universidade Federal de Minas Gerais marlyn@click21.com.br Artigo recebido em 14-07-2006 e aceito para publicação em 03-10-2006 RESUMO: A cidade de Sete Lagoas é uma típica cidade média de Minas Gerais e apesar de estar tão próxima da terceira maior região metropolitana do Brasil, desenvolveu uma respeitável autonomia em relação à metrópole belo-horizontina.
Partindo de indagações tais como àquelas que se referem aos objetivos, à gênese e à dinâmica dos processos socioespaciais que explicam a atual inserção de Sete Lagoas na rede urbana mineira, é que se desenvolveu esse trabalho.
A posição geográfica de contato de duas grandes regiões fisionômicas e socioespaciais mineiras – as Gerais (o Sertão) e as Minas pode, certamente, constituir e explicar, numa primeira aproximação, a posição de relativa centralidade urbana conquistada por Sete Lagoas em sua região.
Entretanto, outros fatores tais como os agentes sociais e suas estratégias e o modo como tais agentes se aproveitaram dessa posição geográfica para f...





Related documents