A cidade e as pessoas com deficiência: barreiras e caminhos Reportar como inadecuado




A cidade e as pessoas com deficiência: barreiras e caminhos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ana Paula Crosara de Resende ;Sociedade & Natureza 2006, 18 35

Autor: Izabela Fernandes Cosenza

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321327189002


Introducción



Sociedade & Natureza ISSN: 0103-1570 sociedadenatureza@ufu.br Universidade Federal de Uberlândia Brasil Fernandes Cosenza, Izabela; Crosara de Resende, Ana Paula A CIDADE E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: BARREIRAS E CAMINHOS Sociedade & Natureza, vol.
18, núm.
35, diciembre, 2006, pp.
23-34 Universidade Federal de Uberlândia Uberlândia, Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321327189002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A cidade e as pessoas com deficiência: barreiras e caminhos Izabela Fernandes Cosenza, Ana Paula Crosara de Resende A CIDADE E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: BARREIRAS E CAMINHOS The city and people with disability: obstacles and possibilities Izabela Fernandes Cosenza Especialista em Gestão de Movimentos Sociais e Políticas Públicas pela Uniminas icosenza@yahoo.com Ana Paula Crosara de Resende Advogada, Especialista em Direito Administrativo e em Direito Empresarial, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia anapcresende@terra.com.br Artigo recebido em 03-07-2006 e aceito para publicação em 03-10-2006 RESUMO: Este artigo trata da relação entre a cidade e as pessoas com deficiência, no qual se procurou, por meio de pesquisa bibliográfica, analisar a (re)organização espacial da cidade e sua adequação ou inadequação para o uso das pessoas com deficiências.
Partiu-se da premissa que a acessibilidade é primordial para que as pessoas com deficiência exerçam sua cidadania e participem efetivamente do viver coletivo no espaço da cidade.
Quatro aspectos foram focalizados: a influência de paradigmas históricos na organização do espaço da cidade; a percepção da cidade contemporânea em termos de gestão e planejamento;...





Documentos relacionados