Territórios da lavoura de arroz e de soja no rio grande do sul: especificidades na produção do espaço agrário regional Reportar como inadecuado




Territórios da lavoura de arroz e de soja no rio grande do sul: especificidades na produção do espaço agrário regional - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Roberto Barboza Castanho ;Sociedade & Natureza 2006, 18 34

Autor: Marcelo Cervo Chelotti

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321327188009


Introducción



Sociedade & Natureza ISSN: 0103-1570 sociedadenatureza@ufu.br Universidade Federal de Uberlândia Brasil Cervo Chelotti, Marcelo; Barboza Castanho, Roberto TERRITÓRIOS DA LAVOURA DE ARROZ E DE SOJA NO RIO GRANDE DO SUL: ESPECIFICIDADES NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO REGIONAL Sociedade & Natureza, vol.
18, núm.
34, junio, 2006, pp.
115-132 Universidade Federal de Uberlândia Uberlândia, Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321327188009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Territórios da Lavoura de Arroz e de Soja no Rio Grande do Sul: Especificidades na Produção do Espaço Agrário Regional Marcelo Cervo Chelotti, Roberto Barboza Castanho TERRITÓRIOS DA LAVOURA DE ARROZ E DE SOJA NO RIO GRANDE DO SUL: ESPECIFICIDADES NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO REGIONAL TERRITORIES OF FARM OF RICE AND OF SOY IN THE RIO GRANDE DO SUL: specified in the production of the regional agrarian space Marcelo Cervo Chelotti Doutorando no PPGGEO-UFU – MG Bolsista FAPEMIG – E-mail: mchelotti@hotmail.com Roberto Barboza Castanho Doutorando no PPGGEO-UFU – MG Bolsista CAPES – E-mail: robertocastanho1@hotmail.com Artigo recebido em 23-02-2006 e aceito para publicação em 24-03-2006 RESUMO: A organização do espaço agrário gaúcho possui especificidades associadas a sua formação socioespacial, onde as lavouras de arroz e de soja configuram-se em territórios aparentemente distintos.
Historicamente o arroz é produzido na metade sul, tendo como características o arrendamento da terra, alto padrão tecnológico e ser destinado ao mercado interno.
Enquanto a soja na metade norte é produzida em terras próprias, também com alto padrão tecnológico, e destinada principalmente para...





Documentos relacionados