Conflitos sociais e sócio-ambientais: proposta de um marco teórico e metodológico Reportar como inadecuado




Conflitos sociais e sócio-ambientais: proposta de um marco teórico e metodológico - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sociedade & Natureza 2007, 19 2

Autor: Gloria Maria Vargas

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321327191012


Introducción



Sociedade & Natureza ISSN: 0103-1570 sociedadenatureza@ufu.br Universidade Federal de Uberlândia Brasil Vargas, Gloria Maria CONFLITOS SOCIAIS E SÓCIO-AMBIENTAIS: PROPOSTA DE UM MARCO TEÓRICO E METODOLÓGICO Sociedade & Natureza, vol.
19, núm.
2, diciembre, 2007, pp.
191-203 Universidade Federal de Uberlândia Uberlândia, Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321327191012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Conflitos Sociais e Sócio-Ambientais: proposta de um marco teórico e metodológico Gloria Maria Vargas CONFLITOS SOCIAIS E SÓCIO-AMBIENTAIS: PROPOSTA DE UM MARCO TEÓRICO E METODOLÓGICO Social and environmental conflicts: a theoretical and methodological framework proposal Gloria Maria Vargas Doutora Pesquisadora associada do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília yoya@unb.br Artigo recebido para publicação em 16-04-2007 e aceito para publicação em 16-08-2007 RESUMO: Apresenta-se uma proposta de abordagem teórica e metodológica para a análise e manejo de conflitos sociais em geral, que pode ser aplicado nos casos dos sócio-ambientais, assim como algumas características particulares destes últimos.
Realiza-se uma releitura do tema baseada na bibliografia consultada, enfatizando as estratégias de abordagem e as conceituações dos conflitos que as alimentam.
Vinculam-se de forma explícita e sistemática os supostos teóricos que dão embasamento a estas abordagens e às formas de compreender os conflitos e utilizamse para propor um modelo de compreensão e manejo dos conflitos. Palavras-chave: Conflitos sociais; Conflitos sócio-ambientais; Gestão de conflitos. ABSTRACT: A theoretical and methodological approach to...





Documentos relacionados