Modulações de acoplamento tecnológico como estratégia de pesquisa e intervenção Reportar como inadecuado




Modulações de acoplamento tecnológico como estratégia de pesquisa e intervenção - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Cleci Maraschin ; Maria Cristina Vilanova Biazus ;Educação & Realidade 2009, 34 1

Autor: Vanessa Soares Maurente

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227053007


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Soares Maurente, Vanessa; Maraschin, Cleci; Vilanova Biazus, Maria Cristina Modulações de Acoplamento Tecnológico Como Estratégia de Pesquisa e Intervenção Educação & Realidade, vol.
34, núm.
1, enero-abril, 2009, pp.
103-121 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317227053007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Modulações de Acoplamento Tecnológico Como Estratégia de Pesquisa e Intervenção 34(1):103-121 jan-abr 2009 Vanessa Soares Maurente Cleci Maraschin Maria Cristina Vilanova Biazus RESUMO - Modulações de Acoplamento Tecnológico Como Estratégia de Pesquisa e Intervenção.
Este artigo busca discutir as possibilidades de construção de estratégias de pesquisa e de intervenção por meio das tecnologias de produção de imagem fotográfica digital.
Para tanto, trazemos uma experiência realizada em um serviço de saúde mental infanto-juvenil em Porto Alegre, Brasil.
Em tal experiência, buscamos construir uma forma específica de conceber as relações entre sujeitos e tecnologias, o acoplamento tecnológico, assim como tentamos modular este acoplamento com a realização de oficinas de fotografia digital, nas quais jovens em tratamento e equipe técnica produziram imagens a partir de uma questão que lhes foi proposta.
Discutimos de que modo a fotografia pode, por meio de um acoplamento cognição-máquina, garantir possibilidades de criação.
Nossa hipótese é a de que isso se tornará possível por meio da colocação de uma proposta, pensada a partir do campo de pesquisa.
Desse modo, buscamos encaminhar...





Documentos relacionados