O discurso da gestão escolar democrática: o conselho escolar em foco Reportar como inadecuado




O discurso da gestão escolar democrática: o conselho escolar em foco - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Edson Francisco de Andrade ;Educação & Realidade 2009, 34 1

Autor: Alfredo Macedo Gomes

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227053006


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Macedo Gomes, Alfredo; de Andrade, Edson Francisco O Discurso da Gestão Escolar Democrática: o Conselho Escolar em foco Educação & Realidade, vol.
34, núm.
1, enero-abril, 2009, pp.
83-102 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317227053006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O Discurso da Gestão Escolar Democrática: o Conselho Escolar em foco 34(1): 83-102 jan-abr 2009 Alfredo Macedo Gomes Edson Francisco de Andrade RESUMO - O Discurso da Gestão Escolar Democrática: o Conselho Escolar em foco.
O artigo analisa práticas discursivas de conselheiros escolares de escolas públicas, problematizando o discurso da gestão democrática e as formas de participação nas reuniões ordinárias do Conselho Escolar do Sistema Municipal de Educação de Recife.
Os dados, coletados por meio do acompanhamento das reuniões ordinárias, foram tratados na perspectiva da análise de discurso.
Conclui-se que as ações dos sujeitos que poderiam contribuir para a materialização dos princípios democráticos na escola são desarticuladas ou silenciadas por um conjunto de fatores, dentre os quais se encontram a elasticidade dos períodos entre as reuniões do conselho e interditos que caracterizam as práticas discursivas na escola.
Apontase que o poder é exercido nas reuniões do conselho escolar sem que qualquer de seus sujeitos identifique-se como seu titular.
Não obstante, percebe-se que a palavra constitui um poderoso instrumento utilizado pela direção escolar no sentido de se impor no processo decisório como projeto de gestão escol...





Documentos relacionados