A apropriação da herança cultural Reportar como inadecuado




A apropriação da herança cultural - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educação & Realidade 2009, 34 1

Autor: François de Singly

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227053002


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil de Singly, François A Apropriação da Herança Cultural Educação & Realidade, vol.
34, núm.
1, enero-abril, 2009, pp.
9-32 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317227053002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 34(1): 9-32 jan-abr 2009 A Apropriação da Herança Cultural François de Singly RESUMO - A Apropriação da Herança Cultural.
François de Singly aborda os mecanismos pelos quais ocorre a apropriação da herança cultural, e, para isso, aproxima-se dos indivíduos, a fim de introduzir a noção de mobilização.
Para o autor, o herdeiro tem de preencher duas demandas contraditórias da modernidade para reconhecer-se como herdeiro.
Nesse sentido, os movimentos de desfiliação e de resgate da filiação são cruciais para que os filhos se tranquilizem na construção de uma identidade autônoma.
Em relação ao gosto pela leitura, isso ocorre a partir de um distanciamento dos gostos da geração precedente e de uma crítica a eles, sobretudo em se tratando daqueles da mãe.
Por fim, o autor demonstra que os herdeiros submetem-se a um duplo vínculo que oscila entre a obediência e a espontaneidade, em um movimento de transação entre gerações. Palavras chave: Herança cultural.
Bourdieu.
Gosto. ABSTRACT - The appropriation of Cultural Heritage.
François de Singly deals with the mechanisms through which cultural heritage occurs and, for doing so, focus on the individuals so as to introduce the notion of mobilization.
To the author, the heir has to fulfill two contradictory demands of modernity in order to recognize ...





Documentos relacionados