Linguagem e pensamento Reportar como inadecuado




Linguagem e pensamento - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educação & Realidade 2010, 35 3

Autor: Jean-Marie Dolle

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227078017


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Dolle, Jean-Marie Linguagem e Pensamento Educação & Realidade, vol.
35, núm.
3, septiembre-diciembre, 2010, pp.
323-340 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317227078017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Linguagem e Pensamento1 Jean-Marie Dolle RESUMO – Linguagem e Pensamento.
A partir do momento em que se manifesta na criança a distinção entre significante e significado, surge a fala, ou seja, a capacidade de nomear.
E como a língua faz parte do ambiente, ela se apropria das palavras que designam as coisas ou os objetos, palavras que fazem parte da língua ou sistema de signos organizados com suas regras de composição e de transformações, externas a ela e à disposição no meio.
Ao falar, a criança, segundo o nível alcançado pelas estruturas de sua atividade, monta palavras para comunicar-se com aqueles que estão a sua volta, expressar ou dizer suas representações imagéticas e depois concetuais.
Assim fazendo, ela cria e recria a linguagem porque diz algo que adquire sentido e veicula significações, em outras palavras, conteúdos que são criação sua.
A criança não se lembra da linguagem, mesmo se a memória faz parte de sua elaboração, mas a constrói e o faz pelas estruturas de sua atividade. Palavras-chave : Significante-significado.
Comunicação-expressão.
Linguagempensamento. RESUMÉ – Langage-pensée.
Dès lors que se manifeste chez l’enfant la distinction entre le signifiant et le signifié, apparaît la parole, c’est-à-dire, la capacité de nommer. Et comme la langue fait partie de s...





Documentos relacionados