Educação das crianças pequenas: da lógica cultural e familiar às políticas públicas Reportar como inadecuado




Educação das crianças pequenas: da lógica cultural e familiar às políticas públicas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educação & Realidade 2010, 35 3

Autor: Simone Santos de Albuquerque

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227078009


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Santos de Albuquerque, Simone Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar às políticas públicas Educação & Realidade, vol.
35, núm.
3, septiembre-diciembre, 2010, pp.
139-156 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317227078009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar às políticas públicas Simone Santos de Albuquerque RESUMO - Educação das Crianças Pequenas: da lógica cultural e familiar às políticas públicas.
O artigo discute a educação das crianças pequenas no que se refere ao paradoxo entre o ordenamento legal, os discursos e a realidade vivenciada pelas crianças e suas famílias, tendo como base uma pesquisa que buscou compreender como alguns grupos de famílias, dos meios populares de um bairro da periferia urbana do Município de Rio Grande, estruturam suas práticas e lógicas de cuidado-educação das crianças pequenas.
O estudo aponta que a lógica cultural familiar está associada a uma obrigação moral em que a família não deseja delegar, mas sim compartilhar e socializarse, junto com as crianças; apresenta-se a possibilidade de pensar para além dos modelos existentes de creches e pré-escolas.
Por fim, problematiza as relações entre as famílias e as instituições escolares, pois esta tem sido a única política educativa vivenciada pelas famílias. Palavras-chave: Educação Infantil.
Contexto Familiar.
Políticas Públicas. ABSTRACT - Education of Young Children: from cultural and familiar logic to public policy....





Documentos relacionados