Ciências da educação, escolarização e abjeção: diferença e construção da desigualdade Reportar como inadecuado




Ciências da educação, escolarização e abjeção: diferença e construção da desigualdade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educação & Realidade 2010, 35 3

Autor: Thomas Popkewitz

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227078006


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Popkewitz, Thomas Ciências da Educação, Escolarização e Abjeção: diferença e construção da desigualdade Educação & Realidade, vol.
35, núm.
3, septiembre-diciembre, 2010, pp.
77-98 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317227078006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ciências da Educação, Escolarização e Abjeção: diferença e construção da desigualdade Thomas Popkewitz RESUMO – Ciências da Educação, Escolarização e Abjeção: diferença e construção da desigualdade.
Neste artigo, traço uma história das ciências dirigidas à escola na virada do século XX e hoje, focando primordialmente os EUA, e exploro os gestos dúbios de esperança e medo como uma história do presente.
Considero os temas de salvação da educação progressista americana na pedagogia escolar, no cosmopolitismo da criança que envolve seu gesto de oposto da abjeção e da exclusão nas novas sociologias da comunidade e da vida da familiar urbana.
Retorno aos temas da salvação, da educação e da comunidade urbana nas reformas contemporâneas num cosmopolitismo do presente que dirige a atenção às qualidades da criança associadas à aprendizagem ao longo da vida que existe em relação aos medos daquela criança que vive fora do espaço cultural desse cosmopolitismo. Palavras-chave: Ciências da Educação.
Políticas de Escolarização.
Inclusão-Exclusão Social. ABSTRACT – Education Sciences, Schooling, and Abjection: difference and the making of inequality.
In the article I history traces the sciences directed to the sch...





Documentos relacionados