Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização Reportar como inadecuado




Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educação & Realidade 2010, 35 3

Autor: David Buckingham

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227078004


Introducción



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Buckingham, David Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização Educação & Realidade, vol.
35, núm.
3, septiembre-diciembre, 2010, pp.
37-58 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317227078004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização David Buckingham RESUMO – Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Neste artigo, abordo alguns dos desafios exigidos das escolas pelas culturas digitais emergentes dos jovens.
Questiono a ideia de que a escola seja uma instituição ultrapassada e que seu fim seja iminente e previsível; o relato de relações necessariamente libertadoras ou empoderadoras dos mais jovens com a mídia digital, promotora de estilos mais espontâneos e informais de aprendizagem; também a ideia de que a tecnologia ofereça uma forma mais eficiente para as escolas atingirem sua missão tradicional. Argumento que as escolas podem desempenhar um papel pró-ativo, ao apresentar tanto perspectivas críticas quanto oportunidades de participação em relação à nova mídia e que a participação dos jovens nos mundos cibernéticos levanta algumas questões fundamentais quanto ao futuro da escola como instituição. Palavras-chave: Cultura Digital.
Educação.
Escolarização. ABSTRACT – Digital Culture, Media Education and the Place of Schooling.
In this paper, I seek to address some of the challenges that are posed for schools by young people’s emerging digital cultures; the idea that the school is an outdate...





Documentos relacionados